sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Deck de madeira,Deck de pallet,como fazer

Vamos aprender a fazer um deck para seu jardim, reutilizando pallets de madeira e garantir um estilo rústico ao seu espaço de lazer.

Pra começar, se você não sabe o que é um pallet, não se avexe. Pallet é um estrado de madeira, metal ou plástico, usado para a movimentação de cargas. Os pallets de madeira são feitos de madeira de reflorestamento, normalmente de pinus. Assim, se você faz um deck em sua casa usando esses pallets, ainda está contribuindo com o consumo consciente da madeira.


Os pallets, por sua função e uso ao ar livre, normalmente já possuem algum tratamento que protege a madeira, o que facilita o seu trabalho. Para o seu deck você precisará calcular a área desejada e adquirir unidades suficientes para cobri-la. O deck usado é ainda mais em conta e você adquire em sucatas.




A primeira coisa é deixar o terreno plano, no nível  acerte o terreno usando brita 0 ou brita 1,apos isso compacte a brita.









A fundação do seu deck será feita com vários pallets alinhados lado a lado, como na imagem. Por isso use pallets do mesmo tamanho, pois facilitará seu trabalho.




Depois que colocar os pallets lado a lado, confira com um nível se estão todos perfeitamente alinhados.
 Não adianta pular essa parte porque seu deck vai ficar defeituoso.






Para as tábuas do deck, corte os pallets usando uma serra tico-tico. Dá pra usar serrote também, mas vai dar um pouco mais de trabalho. Com a serra tico-tico você conseguirá tábuas menores.




Depois de serrar todos os pallets, separe as tábuas obtidas por cores, detalhes como nós e larguras de tábuas, se for o caso. Isso facilita o seu trabalho.












A partir daí é começar a pregar ou parafusar as tábuas sobre a base de pallets, uma tábua após a outra. Lembre de usar pregos ou parafusos resistentes à ferrugem.















Para finalizar, lixe bem a madeira para retirar todas as possíveis farpas e dê uma proteção extra passando com uma brocha uma mistura de 4 partes de óleo de linhaça para 1 parte de terebentina. Se desejar ainda dá para alterar a cor do seu deck clareando ou escurecendo, usando corantes na mistura do óleo.


Executamos este tipo de serviço também,solicite um agendamento.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Proteção contra ferrugem

As peças de ferro, como portões e esquadrias, podem ser encomendadas já com tratamento de fábrica. É a galvanização, ou seja, um banho de zinco que evita a oxidação do metal.

Porém, no caso das peças já estarem instaladas, a proteção pode ser feita através do seguinte processo:

• lixamento da superfície para eliminar qualquer tipo de sujeira
• lavar com água e sabão e enxugar bem;
• passar uma pano com aguarrás
• aplicar, com pistola, trincha ou rolo, uma demão de zarcão, deixando secar por 12 horas
• lixar e remover o pó e passar nova demão, aguardando 18 horas
• pintar a peça com duas camadas de esmalte sintético acetinado ou brilhante na cor desejada, com intervalo de secagem de 6 horas.

Esta proteção dura até 10 anos.

Limpando sua Caixa d´água

A limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses.

Iniciar a limpeza amarrando a bóia para que não entre água durante a limpeza, e tampar a saída de água com um pano para que a sujeira não desça pela tubulação.

Esfregar uma esponja nas paredes e no fundo (caso a caixa possua uma superfície lisa somente é necessário passar um pano); recolher, com um pano úmido, a sujeira depositada no fundo e os resíduos da limpeza, colocando tudo num balde.

Desamarrar a bóia e deixar a caixa encher até a altura de 30cm de altura, adicionando 250ml de hipoclorito (água sanitária) para cada 100 litros de água.

Aguardar 30 minutos e umedecer as paredes da caixa com esta mistura utilizando uma esponja; esperar mais duas horas e a desinfecção estará pronta.

Outra maneira mais simples de fazer a limpeza é despejar quatro litros de água sanitária para cada 1.000 litros d’água e deixar a mistura no reservatório por quatro horas.

Em ambos os métodos, após o tempo de espera, deixar a água sair pelos canos, desamarrar a bóia e tapar bem a caixa.

Caminho das pedras

O Caminho das pedras é um trabalho muito demorado pois deve ser feito com capricho e exige muita paciência colocadas uma a uma.

O tempo para fazer o Caminho das pedras é de no mínimo um dia inteiro por 6m².

A execução deve ser iniciada através da marcação, com sarrafos, dos limites do piso Em seguida, o solo é compactado e coloca-se uma camada de 5cm de concreto de consistência pastosa, trabalhando meio metro por vez, espetar os seixos até a metade de seu comprimento, bem próximos uns dos outros, nivelando-os com desempenadeira.

Não há necessidade de rejuntar, pois com o tempo a poeira irá acumular-se sobre o cimento, criando uma pátina.

Para fazer a limpeza é bem simples, pode ser feita com uma vassoura de piaçava.

Eliminação de Bolhas e Descascamentos

Quando começam a aparecer bolhas e descascamentos nas paredes é necessário um cuidado especial.
As instruções são as seguintes:

Raspar a região com bolhas e descascamentos com uma espátula de aço, lixando e retirando completamente o pó.

Caso a parede tenha irregularidades é facil corrigir, passe duas demãos de massa acrílica e alize com lixa fina (nº 180 ou 200).

Aguarde a secagem e depois aplique seladora e pinte com três demãos.

Colocação de Calhas

Uma calha ideal é aquele que é bem montadas e que não cede com a chuva.

Materiais de otima qualidade são indispensaveis pois a calha estará sujeito a chuva constantemente.
Os cuidados que devem ter na hora da montagem são os seguintes:

Para calhas em PVC, o espaçamento entre os suportes deve ser de 70cm e para as calhas metálicas de 90cm.

A calha deve ter uma inclinação média entre 10º e 15º para garantir a queda da água e para não envergar.

Policarbonato

O policarbonato é um termoplástico, ou seja, um plástico que amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado, permitindo que se façam curvas ou outros formatos, sem nenhuma emenda.

É um material de alta transparência e resistência a impactos.

Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta.

É indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 89%.

Por sua alta resistência a impactos (em média 200 vezes superior à do vidro e trinta vezes maior que a do acrílico), é recomendado para cobrir áreas externas como gazebos, jardins de inverno, garagens, estufas e piscinas.

É encontrado em chapas e telhas. São três os tipos de chapas encontradas no mercado:
as compactas, as alveolares e as refletivas (chapas compactas com tratamento anti-abrasivo e melhor eficiência térmica).

A escolha do produto deve levar em conta fatores como a luminosidade, o raio da curvatura desejada e o conforto térmico, além do efeito estético e o preço. Geralmente disponíveis nas cores cristal, bronze e branco leitoso, alguns tipos também são oferecidos em verde, azul e cinza. É bom lembrar que as cores escuras, como o bronze, absorvem mais calor e tem menor índice de luminosidade.

Durante a instalação, recomenda-se deixar um espaço para dilatação, pois o policarbonato tem alto coeficiente de expansão térmica.

Outra característica é a sensibilidade do material à abrasão. Menos rígido do que o vidro, ele risca facilmente. Assim, para áreas que exigem limpeza constante, recomenda-se à colocação de uma película anti-abrasiva. Alguns produtos já vêm com esta película. Para limpar, basta água e sabão neutro; produtos abrasivos ou alcalinos fortes são proibidos.

A instalação em geral é feita por empresas credenciadas pelos distribuidores. Elas podem responsabilizar-se pela compra do materal, montagem das estruturas e colocação. As chapas devem ser fixadas sobre estruturas de madeira, ferro ou alumínio.

Diferença entre madeiras

Existem diversos tipos de madeiras, cada uma para um determinado uso.

O compensado laminado é feito com lâminas de madeira em geral de pinus ou de virola, prensadas e coladas para formar chapas com espessura de 4 a 20mm, já no compensado sarrafeado, as lâminas internas são coladas em um sentido contrario da chapa externa, o que a deixa mais resistênte.

A madeira Aglomerada é um painel feito com partículas de pinus aglutinados, com adesivo sintético, que é uma espécie de cola, este tipo de madeira é ideal para uso interno de casas, pois não tem resistência à umidade.

A madeira MDF é uma chapa de fibra de madeira com densidade média, é um aglomerado mais resistênte e tem textura mais uniforme que os compensados e aglomerados.

Churrasqueiras

Uma churrasqueira de alvenaria é uma otima opção para quem tem um local grande e aberto para coloca-la, ideal para as festas e ficar com os amigos em uma tarde de domingo!

Um bom funcionamento da churrasqueira depende das dimensões adequadas na construção.

As churrasqueiras mais usadas para espaços razoaveis são com 120cm de comprimento, 80cm de profundidade, 160cm de altura e coifa de 120cm de comprimento por 60cm de altura.

A distância ideal da carne sobre a brasa é de cerca de 30 cm a 40 cm, assim será suficiente para receber o calor sem tostar, e a carne ficara bem macia por dentro.

Vale lembrar como dica que a churrasqueira que queima a carne mais rápido nem sempre é uma boa churrasqueira.

Uma boa churrasqueira é aquela que queima a carne aos poucos e o resultado final fica o sabor suculento e a macies da carne.